06 novembro 2008

Filmes gravados na Amazônia

A Amazônia é internacional. Mas não se assuste, é só no mundo do cinema. Diversos diretores já produziram seus filmes utilizando a floresta brasileira como cenário. Quem não se lembra de ter assistido pela milésima vez o filme "Anaconda" na tevê aberta? E são muitas outras películas gravadas na selva amazônica. De "Tainá" ao controverso "Turistas". Para facilitar, resolvi listá-las em categorias.

Nacionais:

Amazônia Caruana - Ainda em produção - Previsão de lançamento para março de 2009. Direção de Tizuka Yamasaki

“Amazônia Caruana” conta a história da garota Zeneida, que nasceu predestinada a ser pajé, pois tem o dom de ver além do que os olhos enxergam e conhecer os mistérios da natureza. Ao descobrir sua paixão verdadeira, a garota sai de casa para viver sua própria vida, porém um grande revés a coloca entre sua paixão e a vida de sua mãe.

A Selva (2002) - Direção de Daniel Vieira

Alberto (Diogo Morgado) é um jovem da monarquia portuguesa que, em 1912, está exilado em Belém. Com ajuda do tio, é contratado para trabalhar no seringal de Juca Tristão (Cláudio Marzo), na selva Amazônica. Alberto é colocado no armazém do seringal, onde convive com Juca Tristão, Velasco (Karra Elejalde) e Caetano (Roberto Bonfim) – os capatazes do patrão -, Guerreiro (Gracindo Júnior) – o gerente -, e sua bela mulher, Dona Yayá (Maitê Proença). Em pouco tempo, Alberto apaixona-se por Dona Yayá, envolvendo-se em um romance inesperado.

Araguaya: A conspiração do silêncio (2004) - Direção de Ronaldo Duque

No auge da ideologia da segurança nacional do Exército brasileiro, um partido de esquerda dissidente, militantes (a maioria jovem e inexperiente) e inocentes camponeses travam uma batalha contra o Exército em região onde a ambição e a miséria dominam. É onde também está o Padre Chico (Stephane Brodt), um religioso francês que chegou à região do Araguaia no início dos anos 60. A profunda identificação entre Padre Chico e os moradores fazem com que ele presencie eventos ligados à formação da Guerrilha do Araguaia.

Bye Bye Brasil (1979) - Direção de Cacá Diegues

Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Junior) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), com os quais a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.

Os Heróis Trapalhões: Uma aventura na selva (1988) - Direção de José Alvarenga Jr.

Em plena Amazônia, um lunático sedento por poder, chamado Rei, rapta a filha do ministro do Exército e faz uma série de exigências. Presos por terem se apropriado de um tanque do Exército, os quatro trapalhões são enviados em missão de resgate e contam com a ajuda da indianista Maia. Ela apresenta Didi a uma xamã indígena que dá ao trapalhão poderosas sementes mágicas que o fazem voar.
















Tainá 1 e 2 (2000 e 2005) - Direção de Tânia Lamarca / Sérgio Bloch e Mauro Lima

Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo fas garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.

Um Lobisomem na Amazônia (2006) - Direção de Ivan Cardoso

Um grupo de amigos entra na Amazônia para assistir a uma cerimônia em uma aldeia, mesmo sabendo dos estranhos assassinatos que têm ocorrido na região. Dirigido por Ivan Cardoso (As Sete Vampiras) e com Evandro Mesquita, Danielle Winits, Nuno Leal Maia, Tony Tornado, Orlando Drummond e Sidney Magal no elenco.

Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004) - Direção de Moacyr Góes

Na Amazônia desconhecida, uma cidade subterrânea perdida no tempo. Fundada por vikings, que atravessaram o Atlântico e se embrenharam rio Amazonas adentro, ela abriga um tesouro misterioso. Para encontrá-la, Bárbara (Xuxa Meneghel) e as crianças Manhã (Bruna Marquezine) e Riacho (Peter Brandão), 9 e 7 anos, precisarão enfrentar inúmeros desafios e passar pelo Curupira (Luiz Carlos Tourinho). Cobras e perigosas lâminas pendulares são apenas o começo da jornada dos nossos heróis ao embarcarem na aventura de "Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida". O filme traz ainda elementos da comédia clássica de Shakespeare "Sonho de uma Noite de Verão", misturando fantasia a acontecimentos históricos, além dos momentos de suspense e emoção próprios para pessoas de todas as idades.

Documentários

Nas Terras do Bem-Virá (2007) - Direção de Alexandre Rampazzo

O percurso histórico de um modelo de desenvolvimento criado nos anos 70, no auge da ditadura militar. A partir da ênfase em grandes projetos e estradas atravessando a Amazônia, ocorre uma aceleração do processo de migração. Como consequência surgem conflitos armados, devastação da floresta, casos de trabalho escravo, luta pela terra e assassinatos, como o dos sem-terra de Eldorado dos Carajás e da missionária americana Dorothy Stang.

Oswaldo Cruz na Amazônia (2002) - Direção de Eduardo Vilela Thielen e Stella Oswaldo Cruz Penido

No início do século XX, após a implantação das campanhas sanitárias no Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz partiu para a Amazônia, em viagem de inspeção sanitária aos portos do Brasil. Em 1910, realizou campanha contra a febre amarela em Belém e, em visita às obras de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, estabeleceu um plano de combate à malária na região. Quase um século depois, utilizando filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios do cientista, uma equipe de pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz refez seu percurso e gerou este documentário que resgata a memória e atualiza as principais questões de saúde por ele levantadas.

Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia (2004) - Direção Evaldo Mocarzel

Mensageiras da Luz-Parteiras da,Amazônia é um documentário em 35 mm que focaliza a vida das parteiras tradicionais do Estado do Amapá. Pesquisa recente revela que 918 parteiras atuam na região, que tem a maior ocorrência de partos normais do Brasil (88%). O índice médio de cesarianas é 12%, abaixo da marca de 15% apontada como aceitável pela Organização Mundial de Saúde (DM5).

Internacionais

A Missão (1986) - Direção de Roland Joffé

No final do século XVIII Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe (Aidan Quinn), seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta (Cherie Lunghi). Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.

Amazônia em Chamas (1994) - Direção de John Frankenheimer
A vida e a morte de Chico Mendes, líder dos seringueiros que empreendeu ferrenha e pacífica luta contra a exploração dos trabalhadores e o desmatamento da Amazônia. Baseado em fatos reais e no livro 'The Burning Season' de Andrew Revkin.




Anaconda (1997) - Direção de Luis Llosa

Grupo entra na Floresta Amazônica com o objetivo de fazer um documentário sobre uma tribo indígena e, durante a jornada, conhecem Paul Sarone (Jon Voight), um insano caçador que deseja capturar viva uma anaconda, uma cobra que pode atingir doze metros de comprimento.

Bem-vindo à Selva (2003) - Direção de Peter Berg

Travis (Seann William Scott) é um jovem de família rica que foi para a Amazônia em busca de uma mina de ouro perdida, popularmente chamada de Helldorado. Para encontrá-lo sua família contrata Beck (The Rock), que parte para o Brasil à sua busca. Após alguns desentendimentos iniciais, Travis convence Beck a ajudá-lo em sua busca. Porém eles precisarão enfrentar Hatcher (Christopher Walken), o chefe de uma mineradora, que também está em busca de Helldorado.





Brincando nos Campos do Senhor (1991) - Direção de Hector Babenco

Um casal evangélico parte para a Amazônia na tentativa de catequisar índios. Dirigido por Hector Babenco (Carandiru) e com Tom Berenger, Daryl Hannah, John Lithgow, Aidan Quinn, Kathy Bates, Stênio Garcia e Nélson Xavier no elenco.

Turistas (2006) - Direção de John Stockwell

Os irmãos Alex (Josh Duhamel) e Bea (Olivia Wilde), ambos americanos, estão entre os passageiros de um ônibus brasileiro, que carrega turistas e brasileiros. Eles estão com Amy (Beau Garrett), a melhor amiga de Bea, com todos decididos a aproveitar da melhor maneira possível os encantos do Brasil. Porém o motorista perde o controle do ônibus e o trio por pouco não consegue escapar do acidente, antes que o ônibus caísse em um penhasco. O trio se junta à australiana Pru (Melissa George) e aos britânicos Finn (Desmond Askew) e Liam (Max Brown), que também sobreviveram ao acidente. O grupo decide ir até a praia para encontrar um bar que Finn e Liam ouviram falar, ao invés de esperar com os moradores locais por um novo ônibus. Lá eles encontram bebidas exóticas e pessoas dançando, o que faz com que todos se divirtam. Porém logo eles começam a se sentir mal e desmaiam, acordando horas depois sozinhos na praia. O grupo foi roubado, sendo que agora todos estão sem seus passaportes e sem dinheiro algum. Eles chegam à uma cidade próxima, onde reencontram Kiko (Agles Steib), um adolescente brasileiro que conheceram na festa da noite anterior. Kiko lhes oferece uma casa na floresta, onde todos podem se hospedar. Eles aceitam a oferta, sem imaginar que na vila há pessoas que usam métodos brutais e não têm nenhuma compaixão por turistas.

007 Contra o Foguete da Morte (1979) - Direção de Lewis Gilbert



Um avião carregando um foguete espacial sofre um acidente, mas quando o Serviço Secreto Britânico vai examinar os destroços não encontra nenhum vestígio da espaçonave. Assim, 007 (Roger Moore) tem a missão de investigar o caso e começa indo visitar o multimilionário que construiu a aeronave e tem idéias bastantes estranhas de qual deva ser o destino da raça humana.

Bom, esses foram os que eu consegui achar, se alguém souber de mais algum deixe um comentário que o filme com certeza será publicado na lista.

Um comentário:

Imóveis à venda disse...

Conheça o melhor site de Imóveis do Brasil. Acesse www.IMOVEISAVENDA.net e saiba mais!!!